sábado, 18 de maio de 2013

18/05 - DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL



O Movimento Antimanicomial consiste em diversas iniciativas conjuntas que buscam a transformação dos serviços psiquiátricos, cujos métodos muitas vezes  parecem mais eficazes na deterioração da dignidade humana do que no tratamento de transtornos mentais. A principal destas iniciativas é a aprovação da Lei 10216/2001 (Lei Paulo Delgado). A Lei redireciona a assistência em sáude mental, dando preferencia a terapias em serviços de base comunitária, além de dispor sobre a proteção os direitos das pessoas que sofrem de transtornos mentais. Contudo, falha ao não apresentar uma proposta para a extinção gradual dos manicômios. Em 2012, um censo apontou para a ocorrência de graves violações de direitos humanos nos manicômios judiciários do país (link para a notícia). Atualmente, quase 4 mil pessoas estão internadas, somente por força de medidas de segurança, em Instituições deste tipo no país.
 
Aproveitamos para exibir o excelente  filme "Bicho de 7 Cabeças" (2001 - Direção de Lais Bodanzky), que para expor com maestria o assunto, baseia-se na história real de Austregésilo Carrano Bueno. 
A obra tem trilha de Arnaldo Antunes e traz a primeira e melhor atuação (realmente grande) de Rodrigo Santoro no cinema. 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário