quinta-feira, 21 de março de 2013

22/03 - DIA MUNDIAL DA ÁGUA



Hoje é o Dia Mundial da Água. De certo, não faltarão artigos pregando o consumo racional deste bem tão precioso e indispensável à nossa existência.

Por isso, vamos fazer diferente. Queremos trocar idéias com você, que tem acompanhado "Os Pensadores de Birosca".

Você tem percebido que a tecnologia avança cada vez mais rápido, no mundo inteiro? Pois então...Você, por acaso, já ouviu falar que o Brasil detém a maior reserva de água potável do planeta?

Lembro-me que nos tempos de escola, eu já ouvia que o problema do Brasil não era seca e sim a "cerca" (referência à limitação das construções de açudes nas propriedades dos latifundiários poderosos do Nordeste). Também nos tempos de escola, eu havia aprendido que no Oriente, em terras muito mais secas e menos férteis que o solo brasileiro, foram desenvolvidos sistemas de irrigação que tornaram produtiva toda aquela região.
 
E por que estamos conversando sobre isto, caro frequentador de nossa birosca? Acontece que, em 2013, muito tempo depois de meus tempos de escola, vivemos no Nordeste, a seca mais severa dos últimos 30 anos, como se Gonzagão houvesse acabado de compor "Asa Branca". E eu sinceramente gostaria de entender como isso pode ser.

Ok, ok... Vamos deixar de lado a escassez. Vamos falar de abundância. Pois, agorinha, no último fim de semana, houve mais uma tragédia provocada pelas fortes chuvas e as consequentes enchentes na região serrana do Estado do Rio de Janeiro. Ainda se contabilizam os mortos. Tampouco se estima a quantidade de pessoas que perderam as suas casas. Tudo isso, praticamente 02 anos após o drama que deixou mais de 900 mortos e milhares de desabrigados na mesma localidade, em 2011. Então, é preciso perguntar de novo, embora admitindo que as grandes catástrofes naturais sempre terão um quê de inevitável:
 
" O que foi providenciado, de lá para cá, pelas autoridades competentes, para impedir que a mesma tragédia se repetisse, contando, inclusive,  com grande trasferência de recursos emergenciais para o custeio de tais iniciativas? A resposta talvez seja: 'Sirenes'.
 
Terminamos com os 02 vídeos que gostaríamos que não existissem, mas que comprovam, assim como a escolha do Papa, que Deus não é brasileiro. Não pela falta ou excesso de chuva, que podem acometer qualquer outra nação. Mas, sim pela explicação da piada velha, em que o Todo Poderoso confessa a Pedro, sobre o Brasil: "Não te preocupas, tu verás o povo que colocarei lá..." Isso mesmo, este nosso povo que só tem vaga para dois tipos de sujeito: Os que gostam de bater e os que aguentam apanhar.
 
Feliz dia da Água.

 
 
 
 
 
 
 Leônidas Falcão
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário