segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

VERSÃO BRASILEIRA... 3

ACABOU CHORARE

Em 1972, os Novos Baianos conceberam "Acabou Chorare", um marco na história da indústria fonográfica. O álbum alcançou sucesso estrondoso na  época de seu lançamento e permanece até hoje, mais de 40 anos depois, como um dos mais importantes e influentes registros musicais da música popular brasileira.
Dentre os grandes sucessos que recheiam o disco (Preta, Pretinha, A Menina Dança, Brasil, Pandeiro, dentre outros) se esconde a faixa título. Acabou Chorare é uma canção diferente, que explode baixinho, totalmente influenciada pela discrição vocal de João Gilberto (um dos mentores de todo o o álbum), quase como um lamento, soprado em meio à batida meio bossanova, que ganhou um leve gingado, ainda mais baiano do que o próprio João Gilberto.
Esta música ilustra bem a toda a versatilidade impressa na música dos Novos Baianos. Ela não traz as guitarras de Pepeu Gomes, ao estilo Jimi Hendrix, nem o inconfundível timbre feminino de Baby Consuelo. Mas ainda assim é uma canção surpreendente, digna de figurar, e porque não dar nome a este álbum genial.
Trazemos aqui, duas versões. A original, com os Novos baianos e outra, por Arnaldo Antunes. Mas, por favor, dê um jeito de escutar o disco inteiro.



Leônidas Falcão
 
  






Nenhum comentário:

Postar um comentário