sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

POR FALAR EM CINEMA 2

 
 

CASA DE AREIA E NÉVOA

 
 
Uma grande interpretação eleva o ator ao status de criador. Não propriamente da história que está sendo contada, mas um criador de emoções que emergem em cada expectador que se permite envolver por essa arte sublime que é a dramaturgia.
 
"Os Pensadores de Birosca" são amantes fervorosos do cinema e querem compartilhar esta paixão com os seus seguidores. Por isso, algumas obras tem sido destacadas, seja através de um comentário de algum "Pensador", ou por uma cena marcante de um filme, capaz de ilustrar a felicidade com que foi concebida, seja em relação à direção, ou, principalmente, pela interpretação brilhante de um grande ator. Enfim, estarão sempre presentes elementos capazes de despertar a curiosidade ou a emoção que fará com que aqueles que por acaso não tenham assistido à película, corram para as salas de cinema ou para as locadoras (por incrível que pareça, elas ainda existem).
 
Ben Kingsley é um ator inglês, de origem indiana, que ao longo de sua carreira cinematográfica vem se notabilizando por belas atuações, sempre em produções de qualidade, desde "Gandhi", de Richard Attenbrough, 1982 (na qual intepreta o personagem título), até a recente e excelente " A invenção de Hugo Cabret" (Martin Scorcese, 2011).
 
Em Casa de Areia e Névoa, do diretor Vadin Perelman (EUA, 2003), ele intepreta Massoud Amir Behrani, chefe de uma distinta família de imigrantes iranianos, que aplica todas as suas economias, conseguidas com trabalho árduo, na compra de uma casa que estava em leilão por falta de pagamento da hipoteca. A compra é a oportunidade de dar conforto à mulher e ao filho e de recuperar o padrão de vida que tinham no Irã. Contudo, Kathy Nicolo (interpretada pela bela Jennifer Connely), a antiga dona da casa, vive um sério drama pessoal e se for despejada, simplesmente não terá para onde ir. A partir daí tem início uma disputa que vai muito além do aspecto legal da questão e mantém a constante atenção (e a tensão) do expectador até o fim da história.
 
Casa de Areia e Névoa é um bom filme, que aborda temas contemporâneos dos EUA como a crise do setor imobiliário e o preconceito contra muçulmanos, amplificado após o atentado de onze de setembro de 2001.
 
A cena que apresentamos ocorre no auge do conflito. O personagem de Kingsley, acompanhado de seu filho Esmail, contra Lester, o policial de caráter duvidoso que acaba se envolvendo com Kathy e passa a defender os seus interesses na briga e ameaçar com violência seus antagonistas.
 
O video está legendado em espanhol, mas como temos o sangue latino, certamente será compreendido por todos. Senhoras e Senhores, com vocês, Ben Kingsley:
 
 
    

 

Leônidas Falcão

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário