domingo, 16 de dezembro de 2012

O "THE VOICE" E OS GRANDES ARTISTAS

Vi hoje a final do "The Voice Brazil" e fiquei feliz e comovido: venceu a Elen Oléria.  Como me pareceu justo!
Entre as finalistas achei-a, em minha modestíssima opinião de leigo, a que mais brilhou, sem sombra de dúvida a mais brilhante.
Não que não tenha passado por lá gente do mesmo quilate, valor artístico do mesmo peso, como Ludmila Anjos, Mira Callado, Alma Thomas, Marquinho Sócio e outros que não chegaram ao fim da competição, mas hoje, entre as quatro impressionantes e fascinantes finalistas, Elen me pareceu a mais desenvolta, a de voz mais plena de recursos.  O que me desalenta é que talento artístico não deveria ser medido por meio de comparação, submetido a disputas do nível fulano é melhor do que beltrano, cicrano é o primeiro  e os demais estão em situação inferior. Disputa é para jogo de futebol, basquete, vôlei, sinuca, etc..., nunca para artes.  Não digo que não se jogue futebol ou não se pratique qualquer outro esporte com arte, mas embates são para atletas e jogadores, não para cantores, músicos, compositores, literatos, poetas, cronistas, pintores, escultores... Desculpe-me, mas não acho muito válido.  Posso estar na mais absurda contramão da opinião geral, mas para mim não são muito adequadas ao bom senso essas contendas artísticas. Mas, no caso do "The Voice", como no de muitos outros programas do gênero,  não foi afetado o brilho da produção da Globo.  Vi desfilar inúmeros talentos esplendorosos por ali, num embevecimento pejado de espanto e admiração.  Toda aquela gente resplandecente merece despontar  no meio da música, porque são cantores de enorme expressão e envergadura.  Fiquei contente e emocionado de verdade, sobretudo porque, aficionado por MPB, vejo surgir uma  uma profusão de prodígios que vão fazer ainda mais rica a música e a cultura nacional.
O Brasil é, digo com toda a franqueza e sem demagogia alguma, um magnífico celeiro de artistas.

Barão da Mata

Nenhum comentário:

Postar um comentário